segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

- Saiba quem você é e seja quem você sabe .

Uma vez eu li uma frase em uma revista e ela é uma das minhas favoritas... “Saiba quem você é e seja quem você sabe”.
Acredito que se não conseguirmos nos dar bem com nós mesmos, nunca conseguiremos ter relações boas, duradouras e saudáveis com outras pessoas.Acredito também que Platão não mentiu quando disse: “A primeira e melhor vitória conquistar a si mesmo”.
Uma das qualidades que mais aprecio é a de autoconhecimento. Não importa se você já está certo sobre quem é, sobre o que quer ou se está na sua jornada, caminhando para ir aos poucos descobrindo sobre você mesmo: O importante é tentar.
Afinal, quem você é?
Alguém realmente sabe responder essa pergunta?
Uma descrição de perfil, por mais completa que esteja pode parecer tudo para algumas pessoas, mas eu discordo.
Quem garante isso?
Há verdades e fatos sobre nós mesmos que nem nós conhecemos, e que levaríamos mais do que mil vidas para descobrir.
Eu confesso que há momentos em que me surpreendo muito comigo, assim como deve ser com todo mundo.
O ser humano, com o passar do tempo, descobriu infinitas coisas... Como fazer fogo, a roda, comunicação, tecnologia... Mas será que o ser humano se descobriu?
Tudo começa ao nascermos. Acho realmente inexplicável que seja apenas aquela velha história de “O espermatozóide vencedor”. Toda a ciência está aplicada ali, mas e a alma?
Não sou religiosa e nem ao menos acredito em seres divinos, mas isso não significa que não existam outras formas inimagináveis de vidas, mundos, etc.
E quanto a Descartes, ao mencionar “Penso, logo existo”. É claro, isso gera muitas controvérsias em meio às pessoas...
Uma barra de aço, por exemplo... Ela não pensa, mas é obvio que existe.
Podemos vê-la, tocá-la... Isso é fato.
Porém, não podemos negar também que ela não está lá por vontade própria, mas porque alguém a criou, e quem pensou foi esse alguém.
Então, dessa forma, ela existiria ou não?
Outro bom exemplo é o Vírus. Ele pode ou não ser considerado ser vivo?
Alguns defendem a ideia de que eles podem sim serem considerados seres vivos, afinal, são perfeitamente capazes de se reproduzir.
As que discordam usam como argumento o fato de que eles não possuem metabolismo próprio... E você, o que acha?
É claro, iniciei o texto comentando sobre uma frase de revista e agora parece que estou no meio de um seminário sobre vírus, mas isso é só um exemplo de como tudo é relativo.
Eu podia falar de mais diversos assuntos, passando por história, política, ética, mas já saímos demais do assunto central.
A pergunta é: Você sabe quem é?
Bom, acho que nenhum de nós realmente responder isso, afinal, as surpresas nunca param.
E quando alguém souber as respostas para todas as perguntas, por favor, não divulgue... Me sinto muito feliz em estar descobrindo mais sobre mim mesma... é divertido ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário